Espaço
QCAIII
Espaço   IN ENGLISH
  CONTACTOS   LINKS   MAPA DO SÍTIO
  Actualizado a 5/9/2014
Espaço
Homepage   Voltar
Espaço
Espaço
 
QCAIII Espaço
QCAIII
Espaço
Espaço
  Espaço  
Quadrado Espaço Controlo
  Espaço Linha
  Espaço

O Sistema Nacional de Controlo tem por finalidade assegurar a correcta, rigorosa e eficaz aplicação dos Fundos Estruturais em Portugal e é constituído por órgãos que exercem de forma articulada um sistema de controlo organizado em três níveis:


Controlo de Primeiro Nível

O controlo de primeiro nível tem a natureza de controlo interno e compete às autoridades de gestão. Compreende a fiscalização dos projectos nas suas componentes material, financeira e contabilística, quer nos locais de realização do investimento e das acções, quer junto das entidades que detêm os originais do processo técnico e documentos comprovativos de despesa.



Controlo de Segundo Nível

O segundo nível traduz-se no controlo externo sobre a gestão. Abrange a análise e avaliação do sistema de controlo de primeiro nível e, sempre que tal se mostre necessário para testar a sua eficácia, o controlo sobre as decisões tomadas pelos órgãos de gestão e controlo sobre os beneficiários finais, bem como o controlo cruzado junto de outras entidades envolvidas, a fim de ter acesso às informações consideradas necessárias ao esclarecimento dos factos.



Controlo de Alto Nível


O controlo de alto nível corresponde à coordenação global do sistema de controlo, cuja responsabilidade incumbe à Inspecção Geral de Finanças. Concretiza-se através da articulação e coordenação das actividades desenvolvidas pelos diversos serviços e organismos que intervêm no sistema de controlo dos fundos estruturais, pela avaliação de sistemas de gestão e controlo do primeiro e segundo níveis e pela interacção com as instituições comunitárias de controlo, designadamente, a comunicação das irregularidades detectadas pelo sistema de controlo aos serviços competentes da Comissão Europeia, nos termos regulamentares aplicáveis.



Topo


 
Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento.
IFDR INSTITUTO FINANCEIRO
PARA O DESENVOLVIMENTO
REGIONAL, IP
QCAII
FEDER FEDER
Espaço
EspaçoSímbolo de Acessibilidade na Web Produção: AftaminaEspaço